Domingo, 17 de março de 2002.

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS  |  SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE  |  SOBRE A BISSEXUALIDADE  | HOMOFOBIA E PRECONCEITO  |  SAINDO DO ARMÁRIO  |  PARA OS PAIS  |  RELIGIÃO  |  ORIENTAÇÃO E COMPORTAMENTO: DIFERENÇAS

 
  Orientação e Comportamento: Diferenças

Por Nicky

No debate sobre sexualidade, um tópico que sempre gera polêmica é a diferença entre orientação sexual e comportamento sexual. É muito freqüente confundir um termo com o outro, por isso, vamos esclarecer aqui a diferença entre eles.

Orientação sexual é aquilo que a pessoa sente. A orientação é determinada de acordo com o sexo pelo qual a pessoa tem atração. Exemplo: quando se diz que fulano tem uma orientação homossexual, significa que ele sente atração por pessoas do mesmo sexo, mas não que ele necessariamente tenha relações com pessoas do mesmo sexo.

Comportamento sexual é aquilo que a pessoa faz. O comportamento é determinado de acordo com o sexo com o qual a pessoa tem relações. Exemplo: quando se diz que fulano tem um comportamento homossexual, significa que ele tem relações com pessoas do mesmo sexo, mas não que ele necessariamente sinta atração por pessoas do mesmo sexo.

Nisso, já dá pra perceber uma coisa: na maioria dos casos, a orientação e o comportamento sexual coincidem. Ou seja, as pessoas de orientação heterossexual geralmente têm relações com pessoas do sexo oposto, e as pessoas de orientação homossexual geralmente têm relações com pessoas do mesmo sexo.

Só que isso nem sempre acontece. Por exemplo: um gay que, por medo do preconceito, queira esconder sua orientação da sociedade, pode levar a vida inteira tendo relações só com mulheres. Neste caso, a orientação e o comportamento são diferentes - a orientação é homossexual e o comportamento é heterossexual. Outro exemplo é quando um heterossexual, por mera curiosidade, resolve ter relações com pessoas do mesmo sexo. O fato dele ter tido estas relações não significa que ele deixou de sentir atração pelo sexo oposto, ou seja, a sua orientação continua sendo heterossexual.


Uso correto da classificação

Se existe esta diferença, então qual seria a maneira correta de classificar uma pessoa? Devemos nos basear em sua orientação ou em seu comportamento pra determinarmos sua sexualidade?

Na grande maioria das vezes, nos baseamos na orientação sexual da pessoa para classifica-la. Portanto, quando dizemos que fulano é homossexual, geralmente queremos dizer que ele tem uma orientação homossexual. Mas há quem se baseie no comportamento para fazer a mesma classificação, ou seja, denomina homossexual a pessoa que tem relações com outras do mesmo sexo.

Tudo isso acaba gerando uma tremenda confusão de terminologias, principalmente em trabalhos científicos sobre o assunto. Em alguns relatórios, é impossível determinar se um cientista está se referindo à orientação ou ao comportamento do indivíduo. Este é um erro gravíssimo e que acaba dando margem a interpretações incorretas dos trabalhos.

Nossa sugestão é: ao usar as palavras homossexual, heterossexual, bissexual, etc, use-as para se referir apenas à orientação ou apenas ao comportamento, nunca para as duas coisas. Aqui no XTeens, usaremos estas palavras sempre para nos referirmos à orientação, exceto quando indicado ao contrário.

 

"É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito." Albert Einstein

Artigos nesta seção

Você está lendo:

Orientação e Comportamen-
to: Diferenças

No debate sobre sexualidade, um tópico que sempre gera polêmica é a diferença entre orientação sexual e...
© Copyright 2002 XTEENS
Todos os direitos reservados